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sexta-feira, 22 de julho de 2011

Falência da meritocracia: bônus para professores foi cancelado em Nova Iorque

Falência da meritocracia: bônus para professores foi
cancelado em Nova Iorque

Uma das fontes inspiração para diversos governos estaduais e municipaisentre
 os quais os do estado e do município do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Eduardo
 Paesrespectivamente, o modelo meritocrático americano a cada dia afundamais.
 Matéria publicada pela Folha de São Paulo desta quarta (dia 20 de julho)
registrou o anúncio do cancelamento dobônus por desempenho concedido
para os professores das escolas em Nova Iorque. Segundo a reportagemassinada
 porFábio Takahashi, os americanos desistiram da concessão do bonus por mérito
 depois de um estudo mostrar que asescolas participantes do programa não tiveram
 desempenho melhor do que as que ficaram de fora dele. Os dadosutilizados para
 o estudo foram coletados a partir do início do projeto (em 2007/2008) .O modelo
 que está sendocolocado em questão é o que serve de matriz para a rede estadual
 do Rio: metas estabelecidas por escola, com pesopara o desempenho dos alunos
 nas avaliações, com premiação para os profissionais das unidades que alcançam
as metasestabelecidas.

No ano passadouma das mentoras da meritocracia e ex-secretária adjunta de
 educação dos EUA, Diane Ravitchhavia publicado um livro, em que reconhecia
 a falência do sistema que ela ajudou a desenvolver. O Sepe deu ampladivulgação
 para as declarações de Ravitch, a partir de uma entrevista concedida por ela
para o Jornal Estado de São Paulo. A Regional 3 do sindicato chegou a fazer uma
 entrevista com a professora através da internet, na qual elaconfirma que reviu
 sua posição a respeito da meritocraciadepois da constatação que o sistema
 de avaliações nãorepresentou qualquer avanço no desenvolvimento pedagógico
 dos alunosmuito pelo contrário.

Ouvido pela Folha de São Paulo, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia,
 disse que, antes de implementar apolítica, a pasta revisou estudos para verificar
 erros e acertos. "Esse de Nova York diz que muitos professores nãoentenderam
 como o bônus é distribuídoNós fizemos decretoresolução e cartilha explicando.
" O problema é que Risolianão explica o que os profissionais nas escolas  sabem
  muito tempo: o sistema meritocrático e produtivista queaolongo das
últimas duas décadasvem sendo implantado nas escolas públicas do Rio de
 Janeiro não resolve o problema darede estadualbaixos salários e falta de
disposição dos sucessivos governos do estado de investir realmente na educação
pública de qualidade. O extinto Programa Nova Escola nada mais foi do que um
 exemplo de como tal sistema éprejudicial para educadores e alunos.

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