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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Eu sinto NOJO da Revista Veja

Caros amigos e alunos, lembram de um dia terem dito "...eles querem o povo burro!". Em poucas vezes na história o "Eles" se mostrou tão evidente.




Abaixo está o trecho retirado desta coisa que chamam de revista. Depois, os comentários de alguns colegas professores.


Revista VEJA, sinta NOJO você também: "Ensino obrigatório de Filosofia e Sociologia nas escolas públicas: Em vez de empreender um esforço para melhorar o quadro lastimável da educação brasileira, o governo se empenha em tornar obrigatórias disciplinas que, na prática, só vão servir de vetor para aumentar a pregação ideológica de esquerda, que já beira a calamidade nas escolas."
(Ed. 2236 - 28/09/2011 - Pg.93



Revista Veja contra Filosofia e Sociologia

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A “Veja” contra a lei de obrigatoriedade da Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

por Vitor Hugo Fernandes de Souza *
Diego Felipe de Souza Queiroz *


A revista Veja publicou matéria no dia em sua edição 2158 / 31/03/2010 (também disponível no site) fazendo duras críticas ao ensino de Sociologia e Filosofia no ensino médio, que a partir deste ano é obrigatório em todos os anos do ensino médio. A crítica principal se direciona aos currículos elaborados pelas secretarias estaduais de educação que, segundo a revista, seriam “um festival de conceitos simplificados e de velhos chavões de esquerda”, citando vários estados brasileiros. Seus “profundos” comentários se direcionam também aos cursos de Ciências Sociais, que segundo o autor “se ancoram no ideário marxista”. É citada também uma fala do diretor de um colégio particular de São Paulo: “Está sendo duríssimo achar professores dessas áreas que sejam desprovidos da visão ideológica". Para concluir a o artigo, o autor reproduz o pensamento de um funcionário da própria revista que diz “Os países mais desenvolvidos já entenderam há muito tempo que é absolutamente irreal esperar que todos os estudantes de ensino médio alcancem a complexidade mínima dos temas da sociologia ou da filosofia - ainda mais num país em que os alunos acumulam tantas deficiências básicas, como o Brasil".

Primeiramente, precisamos reconhecer que o papel da grande mídia no sistema capitalista jamais será neutro, pois as comunicações são os instrumentos de difusão e reprodução de ideologias (tanto no sentido comum, como no sentido marxista), que tem por função representar mentalmente as relações sociais, inclusive a educação. É sabido que o setor de comunicação no Brasil é dominado por pouquíssimos grupos, que conseguem reproduzir o seu poder por décadas. Entre os principais estão as organizações Globo e o Grupo Abril, que é proprietário de diversos meios de comunicação, como grandes editoras, canais de televisão, portais na internet, TV por assinatura, etc. A família Civita, proprietária do grupo associou-se, em 2006, à Naspers, grupo de mídia Sul-Africano, estreitamente ligado ao Partido Nacional, de extrema-direita, que legalizou o regime do apartheid naquele país no pós Segunda Guerra Mundial. Então, não estamos falando de uma simples revista, mas de um dos maiores grupos de mídia no Brasil, que reproduz a ideologia dominante e contribui para a preservação do staus quo.

O artigo, de autoria de Marcelo Bortoloti, considera a orientações curriculares das Secretarias de Educação “esquerdistas”. Porque obviamente, para a “Veja” os governos estaduais aliados do governo federal são de esquerda, como o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Então as suas Secretarias tentariam difundir o marxismo, assim como os cursos de Ciências Sociais e Filosofia. Basta analisar as propostas de orientação curricular do Estado do Rio, deste ano, para Sociologia e Filosofia, que fica evidente que o conteúdo a ser aplicado em sala de aula não tem nada a ver com doutrinamento esquerdista.
charge por Diego Felipe

O autor da matéria quer passar a idéia de que os professores de Sociologia e Filosofia são “ideológicos”, em frase reproduzida no texto e no próprio título, Ideologia na cartilha, o que demonstra uma profunda ignorância sobre o conceito e o debate a respeito da objetividade da ciência. Perguntamos ao autor: Onde não há ideologia? Até na matemática, na física ou na educação física existe ideologia. Quando aprendemos uma determinada fórmula matemática ou uma determinada regra esportiva, poderemos até nos esquecer dela depois, mas a organização mental que foi feita para que aprendamos mesmo que superficialmente estes conteúdos e valores ficam em nossa mente. A ciência não é neutra. Todas as nossas idéias e valores são ideológicos!

A Sociologia e a Filosofia, por lidarem com valores sociais, com a cultura, com visão de mundo estão um pouco mais vulneráveis à interferência da subjetividade. Até Max Weber, ferrenho crítico do marxismo, não cria na possibilidade da imparcialidade total no estudo da sociologia, pois a própria escolha do objeto de estudo já é subjetiva, mas dizia que a objetividade da ciência deve ser buscada ao máximo.

Isso não quer dizer de forma alguma que os professores de Sociologia e Filosofia sejam doutrinadores marxistas, até porque a maioria deles não é sequer marxista. O nosso papel é ajudar os estudantes a desenvolverem o senso crítico e conhecer melhor o mundo onde vivem, de forma a compreender que eles são atores sociais, cidadãos e não meros espectadores; que eles têm poder de intervir no mundo onde vivem e, para isso precisam compreender melhor o funcionamento da sociedade e os seus valores (explícitos ou implícitos). Os conhecimentos de Filosofia e de Sociologia, assim como das matérias já tradicionais, como Matemática e História, são imprescindíveis para o exercício da cidadania. Uma disciplina não é concorrente da outra, são complementares de um único ser humano. E não é “irreal”, que os nossos estudantes sejam capazes de “alcançarem uma complexidade mínima dos temas da sociologia ou da filosofia” como reproduziu o autor da matéria. Se a educação que oferecemos à população não é melhor, é devido ao descaso dos governos, seguindo a cartilha educacional dominante, de desmonte da educação pública aliado à grande desinformação e difusão da ideologia dominante, desde as novelas até os jornais e a internet, por parte dos meios de comunicação, pois a educação formal é apenas uma parte de todo o processo educativo.

Segundo a matéria, deveríamos seguir o modelo de “países mais desenvolvidos”. Mas quais seriam estes? Qual é a concepção de educação que está sendo difundida? Seria aquela mecanicista, reprodutivista, que conhecemos bem? Temos certeza que não é uma educação libertadora como a propagada por Paulo Freire, um verdadeiro educador.

Ideológico é o artigo da Veja e as publicações da grande mídia, que reproduzem trechos das orientações curriculares das Secretarias Estaduais de Educação com comentários embaixo, como se os leitores não fossem capazes de pensar por si mesmos. Cadê a liberdade de pensamento? Antes que possamos pensar, a Veja já nos diz o que devemos achar. É como um programa humorístico que coloca risadas no fundo para avisar quando devemos rir...

Para concluir, queríamos deixar uma questão: por que o ensino de Sociologia e Filosofia, que só começou agora e ainda está em processo de consolidação, está incomodando tanto à grande revista brasileira?


Autores:

Vitor Hugo Fernandes de Souza
 é Professor de Sociologia na Rede Estadual de Ensino-RJ

Diego Felipe de Souza Queiroz
 é Professor de Filosofia na Rede Estadual de Ensino-RJ

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