****************** Um blog dedicado ao meus alunos da Rede Pública e Privada de Ensino. ******************

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Roma Revelada - Epis.08: O Cristianismo (NGC)


Roma Revelada  Título Original: Rome Unwrapped
  Gênero: Documentário | Histórico
  Ano de Lançamento: 2010
  Duração: 60 min (por episódio)
  País de Produção: EUA
  Produção: National Geographic Channel
[ Atendendo ao Pedido de: ajduailibemarao ]
Sinopse:
Série exibida no Brasil pelo Discovery Channel Brasil, produzida originalmente pela Atlantic para o National Geographic. Você conhecerá personagens e lugares representativos da Antiguidade Clássica no Império Romano sob uma luz completamente nova: por meio de informações baseadas nas recentes pesquisas e descobertas arqueológicas, somadas à sofisticada tecnologia do século XXI para a reconstrução computadorizada do momento histórico. Indo além dos relatos oficiais de imperadores e da elite romana, as fontes renomadas consultadas na série investigam quais eram as experiências e vivências das ‘classes trabalhadoras’ do Império, colocando em xeque a idéia tradicional que temos da Roma Antiga. 

Episódio 08: O CRISTIANISMO
O cristianismo, teoricamente, jamais poderia ter sobrevivido – mas esta é uma das mais estranhas vitórias de toda a História. Estudando fontes da antiguidade e mergulhando fundo no passado da cidade, veremos como os cristãos se infiltraram, resistiram, e conquistaram Roma. E descobriremos como, desde os primeiros mártires até o estabelecimento do primeiro império cristão, eles usaram o próprio poder de Roma para espalhar sua mensagem. O Império romano caiu há muito, muito tempo – mas de suas ruínas surgiram as igrejas.

Mais:

http://www.filmesepicos.com/2011/10/roma-revelada-epis08-o-cristianismo-ngc.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+FilmesEpicos+%28%3A%3A+FILMES+EPICOS+%3A%3A%29

Um comentário:

  1. Quando iniciei minha pesquisa diletante acerca da origem do cristianismo, eu já tinha uma ideia formada que pode parecer esdrúxula: nada de Bíblia, teologia, mitologia e para que o Novo Testamento fosse escrito, o que esse mesmo mundo poderia me contar a respeito dessa curiosidade histórica? Afinal, o que acontecia nos quatro primeiros séculos no mundo greco-romano, entre gregos, romanos e judeus? Ao comentar o livro “Jesus existiu ou não?”, de Bart D. Ehrman, exponho algumas das conclusões as quais cheguei e as quais o meio acadêmico de forma protecionista insiste ignorar.
    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir