****************** Um blog dedicado ao meus alunos da Rede Pública e Privada de Ensino. ******************

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Apple é acusada pelo governo dos EUA de formação de cartel


Foto: Getty ImagesAmpliar
Apple teria participado da combinação de preços de e-books, segundo acusação do governo dos EUA

Apple é acusada pelo governo dos EUA de formação de cartel

Ação judicial movida nesta quarta-feira acusa a empresa e editoras de combinar preços de e-books para limitar a concorrência

iG São Paulo | 11/04/2012 12:21A Apple e grandes editoras de livros foram acusados pelo governo dos Estados Unidos de formação de cartel. Segundo ação judicial movida nesta quarta-feira, as companhias teriam combinado de fixar preços de livros digitais (e-books) para vencer a concorrência. Entre as editoras acusadas estão Hachette, HarperCollins, Macmillan, Penguin e Simon & Schuster.
"A Apple facilitou o esforço coletivo dos editores de acabar com a concorrência dos preços no varejo ao coordenar a formação de um modelo de agência com os varejistas", diz a denúncia, apresentada na corte federal de Manhattan pela divisão antitruste do Departamento de Justiça dos EUA.
O modelo de agência permite que editores fixem os preços dos e-books, e não os vendedores. Segundo a Bloomberg, o governo norte-americano estaria buscando um acordo para permitir a volta do modelo de atacado, em que os varejistas é que decidem quanto cobrar dos clientes.
De acordo com a agência de notícias, que cita fontes, a Apple e a Macmillan se recusaram a participar de negociações de acordos com o Departamento de Justiça dos EUA, pois negam que tenham combinado de aumentar os preços dos livros digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário