****************** Um blog dedicado ao meus alunos da Rede Pública e Privada de Ensino. ******************

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Movimento hare krishna invade as ruas da Flip

Movimento hare krishna invade as ruas da Flip

Membros da comunidade religiosa próxima de Paraty circulam vendendo livros durante evento literário

Valmir Moratelli enviado a Paraty (RJ) 
Valmir Moratelli
Hare krishna na Flip

Os leitores são bons fiéis? Dizem que
sim os membros da comunidade rural Goura Vrinda Vada. Eles usam roupas longas, cobrem quase todo o corpo apesar do sol forte, os homens têm a cabeça raspada, usam um sinal feito em pintura no meio das sobrancelhas e pregam a paz entre todos.
Valmir Moratelli
Hare krishna na Flip
Enquanto o último resultado do Censo indica crescimento dos evangélicos em todo o País, naFlip são os integrantes hare krishna que estão por todos os lados das ruas do centro histórico de Paraty, no sul-fluminense. Eles vendem livros com ensinamentos e preceitos da doutrina religiosa que seguem, além de dar conselhos para os curiosos que puxam papo.
Govenda Gopal (todos têm nomes que em nada lembram os de batismo), de 28 anos, conta que a idéia é aproveitar a Flip e o movimento na cidade para desmistificar o que é o hare krishna. “Temos uma filosofia de vida que prega a simplicidade. Não comemos carne vermelha e plantamos produtos orgânicos. Tem gente que vem perguntar se podemos fazer sexo. Sim, podemos, desde que para gerar descendentes”, diz Govenda.
Os livros são vendidos por preços variados, depende de cada doação. Tem quem dê menos de R$5 e ouros dão dez vez mais que isso. Tiago Collet e o monge Prana Das não se importam com o forte calor, acima dos trinta graus. “Suportamos tudo. O importante é este contato direto que a Flip proporciona para levarmos ensinamentos e as palavras de Krishna a todos os curiosos. Não deixa de ser mais uma opção de leitura”, afirma.
Enquanto a reportagem do iG fazia uma das fotos, uma mulher parou para conversar com um dos integrantes. Pediu conselhos para se libertar da depressão. Prana Das lhe sugeriu que fosse à comunidade rural que eles mantêm para aprender a meditação de ioga.
Cerca de vinte seguidores do hare krishna prometem seguir pelas ruas de Paraty até domingo (8), último dia da Flip. Até lá, pretendem vender mais de duzentos exemplares de seus livros. Todo o dinheiro arrecadado, contam, é revertido para a comunidade.
Valmir Moratelli
Hare krishna na Flip

Nenhum comentário:

Postar um comentário