****************** Um blog dedicado ao meus alunos da Rede Pública e Privada de Ensino. ******************

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

19 DE SETEMBRO DE 2012 - 10H43 

Rússia expulsa norte-americanos da Usaid do país


A Rússia comunicou aos Estados Unidos o fim das atividades em seu território da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), conhecida por suas operações ilegais de subversão em vários países. De acordo com a BBC, Moscou deu um prazo até 1º de outubro para que Washington feche os escritórios da organização.


A porta-voz do departamento de Estado, Victoria Nuland, indicou em entrevista coletiva de rotina que o governo norte-americano recebeu uma nota diplomática das autoridades russas em 12 de setembro, na qual comunicavam a sua decisão, ainda que a causa não tenha sido especificada. "Deixarei a decisão nas mãos dos russo", disse.

Ainda que a agência de cooperação não tenha presença física no país, "continuamos comprometidos em apoiar a democracia, os direitos humanos e o desenvolvimento de uma sociedade civil mais robusta na Rússia", assinalou Nuland. 

"Estamos muito orgulhosos do que a Usaid conquistou na Rússia nas últimas duas décadas e vamos trabalhar com nosso pessoal e nossos sócios para acabarmos [com as atividades] de maneira responsável ou realizarmos uma transição dos programas da Usaid", indicou.

Em comunicado, a chancelaria Russa explicou o motivo da decisão. "A decisão foi tomada em primeiro lugar porque o trabalho dos funcionários da agência em nosso país estava longe de adequar-se aos objetivos declarados de facilitar o desenvolvimento da cooperação humanitária bilateral", afirma. "Referimo-nos a tentativas de influenciar processos políticos - incluindo eleições a diferentes níveis - através da distribuição de financiamento", acrescentou.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse que a sociedade civil do país está "bastante madura" e que o país não necessita de "liderança externa".

Com agências

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=194152

Nenhum comentário:

Postar um comentário