****************** Um blog dedicado ao meus alunos da Rede Pública e Privada de Ensino. ******************

domingo, 11 de novembro de 2012

UFRJ X Rede Globo

Em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e transparente

COORDCOM/UFRJ
assessoria.est01@reitoria.ufrj.br

assessoria.est01@reitoria.ufrj.br>

A UFRJ foi procurada na última quarta-feira, 7 de novembro, pela produção do programa “Fantástico” da Rede Globo de Televisão, para se pronunciar a respeito de três pontos: 1) Questionamento sobre a existência de relatório da Controladoria Geral da União (CGU), sobre possíveis desvios de verbas na UFRJ desde 2007; 2) Valores pagos, nos últimos cinco anos, pelo Banco do Brasil à universidade que, segundo o relatório, não teriam entrado no orçamento da universidade; 3) Situação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, do Hospital Escola São Francisco de Assis, e da Residência Estudantil, visitados pela produção do programa, para registro de mau estado de conservação destas unidades.

A Universidade refuta qualquer insinuação de que tenha existido desvio de recursos públicos e repudia a relação entre as supostas irregularidades com o estado precário de algumas de suas instalações.

Ainda que tenha estranhado o rol das perguntas, a UFRJ respondeu às questões ao programa, através de notas oficiais de sua Reitoria, no sábado, 10 de novembro. Desde sexta-feira, 09 de novembro, a emissora iniciou a veiculação de chamadas de cunho sensacionalista.

Na iminência desse tipo de abordagem na matéria atacar a credibilidade de uma das mais importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão do país, e independentemente do conteúdo que será veiculado no programa de domingo, 11 de novembro, a UFRJ sente-se no dever de declarar que nada tem a esconder e está – como sempre esteve – aberta à sociedade brasileira para quaisquer esclarecimentos.

Aproveitamos para convidar a todos para a reunião do corpo social da UFRJ, onde a questão será tratada, na segunda-feira, 12 de novembro, às 10 horas, no Salão do Conselho Universitário, Prédio da Reitoria.

Leia também:

Nota enviada ao Fantástico sobre contratos<http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=13389_Nota-em-resposta-ao-Fantastico---Contratos.html>

Nota enviada ao Fantástico sobre imóveis<http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=13390_Nota-em-resposta-ao-Fantastico---Imoveis.html>

Notas oficiais na íntegra



Nota Oficial 1<http://www.ufrj.br/docs/2012/NOTA-UFRJ-FANTASTICO.pdf>

Nota Oficial 2<http://www.ufrj.br/docs/2012/NOTA-UFRJ-FANTASTICO-2.pdf>

Nota Oficial 3<http://www.ufrj.br/docs/2012/NOTA-UFRJ-FANTASTICO-3.pdf>

Reitoria da UFRJ




Por favor, compartilhem. A internet é o único meio verdadeiramente livre onde ainda temos direito a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário