****************** Um blog dedicado ao meus alunos da Rede Pública e Privada de Ensino. ******************

CineVestibular Monitoria de História / Bahiense Madureira Exibição do filme Lutero dia 1 de junho de 2006

CineVestibular

Monitoria de História / Bahiense Madureira
Exibição do filme Lutero dia 1 de junho de 2006 em duas sessões:
De 15:00h até 17:45h* / De 18:15h até 21:00h*
*Cada sessão do filme contará com uma breve explanação inicial sobre o tema que trata (30min. aproximadamente) e uma roda de discussão (15min. aproximadamente) após sua apresentação.

Ficha Técnica
Título Original: Luther
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 112 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha / EUA): 2003
Site Oficial: www.lutherthemovie.com
Distribuição: UIP / Pandora Filmes
Direção: Eric Till
Roteiro: Bart Gavigan e Camille Thomasson
Música: Richard Harvey
Fotografia: Robert Fraisse
Figurino: Ulla Gothe


Elenco
Joseph Fiennes (Martim Lutero); Alfred Molina (Johann Tetzel); Bruno Ganz (Johann von Staupitz); Jonathan Firth (Girolamo Aleandro); Peter Ustinov (Friedrich); Claire Cox (Katharina Lutero); Uwe Ochsenknecht (Leo X); Benjamin Sadler (Georg Spalatin); Jochen Horst (Prof. Andreas Karlstadt); Torben Liebrecht (Imperador Charles V); Mathieu Carrière (Cardeal Jakob Cajetan); Marco Hofschneider (Ulrich); Maria Simon (Hanna); Herb Andress (Gunter); Lars Rudolph (Philip Melanchtlon)


Sinopse

Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus. 










CineVestibular
2º Encontro

Bahiense Madureira / Monitoria de História
Exibição do filme A Rainha Margot dia 29 de junho, em duas sessões:
14h e 18:30h*  -  Sala 2
*Cada sessão do filme contará com uma breve explanação inicial sobre o tema que trata e uma roda de discussão após sua apresentação.

Ficha Técnica
Título Original: La Reine Margot
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 136 minutos
Ano de Lançamento (França): 1994
Distribuição: Miramax Films
Direção: Patrice Chéreau
Roteiro: Danièle Thompson e Patrice Chéreau, baseado em livro de Alexandre Dumas
Música: Goran Bregovic
Fotografia: Philippe Rousselot
Figurino: Moidele Bickel


Elenco
Isabelle Adjani (Margot); Daniel Auteuil (Henri de Navarre); Jean-Hugues Anglade (Charles IX); Vincent Perez (La Môle); Virna Lisi (Catharina de Médici); Dominique Blanc (Henriette de Nevers); Pascal Greggory (Anjou); Claudio Amendola (Coconnas); Miguel Bosé (Guise); Asia Argento (Charlotte de Sauve); Julien Rassam (Alençon); Thomas Kretschmann (Nançay);


Sinopse


No século XVI um casamento de conveniência é celebrado com o intuito de manter a paz. A união entre a católica Marguerite de Valois, a rainha Margot (Isabelle Adjani), e o nobre protestante Henri de Navarre (Daniel Auteuil) tinha como meta unir duas tendências religiosas. O objetivo do casamento foi tão político que os noivos não são obrigados a dormirem juntos. As intrigas palacianas vão culminar com a Noite de São Bartolomeu, na qual milhares de protestantes foram mortos. Após isto Margot acaba se envolvendo com um protestante que está sendo perseguido.







CineVestibular
3º Encontro
Bahiense Madureira / Monitoria de História
Exibição do documentário O Velho – A história de Luís Carlos Prestes
dia 18 de outubro, em duas sessões:
14h e 18:30h*  -  Sala 2
*Cada sessão do filme contará com uma breve explanação inicial sobre o tema que trata e uma roda de discussão após sua apresentação.

Documentário:

Movimento tenentista
Coluna Prestes
Crise da Oligarquia cafeeira
Revolução de 1930
Golpe de 1964
Abertura política






Esses entre outros temas são abordados na trajetória do Cavaleiro da Esperança. O fim da ditadura militar no Brasil e da Guerra Fria tornaram possível a realização de um filme sobre um dos personagens mais perseguidos da história latino-americana do século XX: Luiz Carlos Prestes (1898-1990). O filme é a história de um mito, de um homem que virou lenda, e encarnou uma causa. Polêmico líder do Partido Comunista Brasileiro, o PCB por mais de 35 anos, Prestes sustentou ideais hoje aparentemente soterrados pelos escombros do Muro de Berlim. O documentário atravessa 70 anos da conturbada história contemporânea brasileira, na qual o líder comunista foi um importante protagonista, englobando a marcha de 25 mil quilômetros da Coluna Prestes; o dramático desfecho de seu casamento com a judia alemã Olga Benário e a tentativa de revolução comunista de 1935; o golpe militar de 1964;

Direção: Toni Venturi


Duração: 105 minutos (1h e 45min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário