III – O Senso Comum e o Senso Crítico
“Conhecer a
verdade não é o mesmo que amá-la e amar a verdade não equivale a deleitar-se
com ela”. Confúcio
Ao conseguir realizar os dois movimentos em busca do desenvolvimento da
Atitude Crítica, podemos olhar para trás e refletir sobre o nosso senso de
julgamento sobre todas as coisas. Grosso modo, podemos relacionar a palavra
senso à direção, ao sentido que tomamos nas nossas decisões.
No caso do Senso Comum, tomando
uma postura platônica, nossa direção aponta para decisões que se baseiam nos
nossos cinco sentidos (paladar, olfato, visão, tato, audição). Podemos dizer
que as pessoas de Senso Comum não se
preocupam em buscar informações sobre os assuntos que estão a julgar. Preocupam-se
apenas em proferir sentenças conclusivas, definitivas e que julgam ser
irrefutáveis. Elas dizem: “A grande verdade é que...”.
Por outro lado, o Senso Crítico,
vai partir do princípio do estudo do como conhecer (epistemologia), do uso da
razão e, da capacidade de avaliar, julgar e discernir com equilíbrio. O crítico
tem o seu pensamento ligado ao futuro ao que está por vir.
Eis um quadro resumido das qualificações que tratamos:
Fábio Souza Lima
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
1. O que é um mito? Descreva
sua utilidade.
2. Quem é responsável por
disseminar essas histórias?
3. Certamente você já ouviu ou
conhece alguma história envolvendo um deus grego. Descreva o por quê deste mito
ter sido criado para aquela sociedade.
4. Agora, relacione o
conhecimento sobre os mitos gregos que você tem às histórias fabulosas que
contam aqui em nosso país. Pesquise uma lenda brasileira urbana ou não e
descreva seu significado.
5. O que significa ser
crítico?
6. Qual a relação existe entre
a Atitude Crítica e a filosofia?
7. Marque apenas uma opção. São características do Senso
Crítico:
(a) Pensamento ligado ao
passado, Pensamento transformador, Idéias constituídas.
(b) Pensamento pessoal,
Pensamento individual, Idéias constituídas.
(c) Pensamento confiante,
Pensamento ativo, Pensamento crítico.
(d) Pensamento desconfiado,
Pensamento pessoal, Pensamento ligado a futuro.
(e) Pensamento confiante,
Pensamento de grupo e Pensamento Ligado ao Passado.
8. Marque apenas uma opção. São características do Senso Comum:
(a)
Pensamento ligado ao passado, Pensamento transformador,
Idéias constituídas.
(b)
Pensamento pessoal, Pensamento individual, Idéias
constituídas.
(c)
Pensamento confiante, Pensamento ativo, Pensamento crítico.
(d)
Pensamento desconfiado, Pensamento pessoal, Pensamento ligado
a futuro.
(e)
Pensamento confiante, Pensamento de grupo e Pensamento Ligado
ao Passado.
9. Diferencie o Senso Comum e
o Senso Crítico.
GABARITO
1. Solução: O mito é uma
história fantástica, que busca contar, de forma não necessariamente lógica, o princípio
de alguma coisa. Ele sempre envolve personagens com super-poderes. São titãs,
deuses, semideuses e heróis onde através de seus conflitos, devemos entender o
porquê das coisas serem como são.
2. Solução:Na antiguidade existiam os poetas-rapsodo e aedo, homens
considerados como enviados dos deuses para contar os mythos, as verdades incontestáveis, supremas. Sua palavra,
portanto, tinha o poder e o status de absoluto, de ser a verdade.
3. Solução: Caso o aluno seja pouco versado em mitos, existe aqui uma
necessidade de pesquisa. Contudo, qualquer história poderia ser usada, desde
que bem interpretada. Por exemplo, o aluno poderia citar o mito de origem do
mundo como conhecemos hoje, onde Zeus e seu pai, Cronos lutam pelo comando do
universo. A luta entre essas entidades é usada como mito para explicar a origem
do planeta Terra, dos homens e dos demais animais.
4. Solução: O aluno pode discorrer sobre lendas como as do Boto,
típica do norte do país. Pode também contar histórias que envolvam personagens literários
como o Saci ou o Curupira. Pode ainda, relatar uma lenda urbana, desde que
descreva o porquê da história.
5. Solução: Ser crítico significa separar um objeto de estudo em
partes para poder entendê-lo. Trata-se de ir até a raiz do problema para analisá-lo
melhor.
6. A atitude Crítica é parte intrínseca da filosofia, pois para buscar o
saber, o indivíduo deve estar disposto em negar os conhecimentos que ele tem
como estabelecidos (movimento negativo) e se fazer as perguntas necessárias que
podem conduzi-lo a novos saberes (movimento positivo).
7. Solução: D
8. Solução: E
9. Solução: A principal diferença entre os sensos comum e crítico é a
postura diante de um conhecimento novo. O senso comum normalmente se retrai,
diz que nunca ouviu falar em tal coisa e rejeita-a. Desta forma, caracteriza-se
como conservador, ligado ao passado e sem reflexão, tendo, portanto, o instinto
animal como força motora. O senso crítico está ligado ao futuro. É rebelde por
natureza; transformador e inquieto. As pessoas de senso crítico tem o
pensamento ativo e costumam contestar os conhecimento que lhes são exibidos,
utilizando-se de argumentos.
Fábio Souza Lima
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