BRANDÃO, Zaia. A
Historiografia da Educação na Encruzilhada. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J.;
SANFELICE, J. (Org.) História e História
da Educação. O debate teórico-metodológico atual. São Paulo: Autores
Associados, 1998.
Segundo Zaia Brandão, a educação é uma
prática social. Pois a prática educacional baseia-se nas práticas de outros
profissionais, como os historiadores, os sociólogos, os psicólogos, entre
outros. Não existe uma ciência própria, mas, pelo contrário, a educação
apropria-se de tais diferentes perspectivas e então produz o seu saber.
Trata-se, portanto, de um esforço para tentar marcar o perímetro do que seria o
campo da educação, sem, contudo, erigir muros que possam impedir o franco
relacionamento nos pontos de intersecção entre as áreas de saber acadêmicos.
Esse, segundo o que podemos perceber no texto de Zaia é o próprio ethos da Educação.
Na realização deste trabalho, Zaia
Brandão trás em seus estudos, um exemplo de construção de uma hipótese que não
conseguiu se sustentar durante o seu trabalho de pesquisa. A pesquisadora
poderia então “fechar os olhos” para a argumentação de um de seus entrevistados
que derrubava o seu trabalho. Poderia também relativizar a entrevista que havia
realizado e tentar enfrentar as palavras gravadas com uma contra argumentação
possível de sustentar a entrega e publicação de seus escritos, mas Zaia decidiu
pelo mais difícil – e também mais ético: reiniciar a pesquisa, levantar novas
hipóteses, estuda-las e desenvolver novos argumentos que possam sustenta-los.
Em tempo, o texto de Brandão trás as
ideias de pesquisa em educação e
pesquisa para a educação. Entendemos
que a pesquisa para educação tem características de ser ‘desinteressada’, sem
um viés pragmático, sem uma preocupação de intervenção ou envolvimento
necessário com os problemas do campo. Por outro lado, a pesquisa para a
educação, seguindo o perfil de Anísio Teixeira, cujo olhar pragmático mostra-se
evidente, deve ser com uma proposta de envolver-se com os problemas da
educação, com a proposta de intervenção.
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